Fibra Ótica para toda a empresa
A fibra ótica não é uma novidade na informática, mas a queda agressiva dos custos e o desenvolvimento de modernos equipamentos estão provocando a nova revolução na comunicação de dados das empresas.

Mas, quais são as vantagens de uma solução de fibra ótica para conectar toda a empresa, isto é, servidores, usuários, e uma gama de outros equipamentos?
 
O metro quadrado dos imóveis nas grandes áreas urbanas sobe de preço todo ano. Empresas com grande quantidade de equipamentos / pontos de rede necessitam de CPDs espaçosos. Devido às limitações de distância dos cabos UTP (canos de rede de cobre), imóveis grandes ou de vários andares podem necessitar de diversas áreas para CPD. Com a fibra ótica distâncias não são mais problema e, portanto, não são necessários CPDs auxiliares nos andares ou para longas distâncias. Mesmo o CPD principal pode ser ultra compacto! Um rack padrão pode suportar até 264 pontos de rede com cabo UTP e seus switches. Um rack especial de altíssima densidade com switches de 48 portas pode suportar até 672 pontos de rede com cabo UTP. Já o rack de fibra ótica com switches GPON de 8 portas óticas cada, considerando o número de posições de equipamentos recomendadas (e não o número máximo) pelos fabricantes, pode suportar até 2048 posições. Considerando que o receptor da fibra ótica (ONTs) no lado do usuário, dependendo do modelo, possui de 1 a 4 pontos de rede, o total máximo de pontos de rede é de 8.192 em um único rack. Utilizando switches GPON em formato de blade (Gabinete com placas) pode-se duplicar essa quantidade, chegando a 16.384 em um único rack! É uma verdadeira revolução.
Imagem-Celeo-Endev-Fibra Otica.jpg
Sem a fibra ótica temos que utilizar switches comuns, porém estes equipamentos geram muito consumo de energia e muito calor. Como a quantidade de calorias pode ser enorme, torna-se necessário sistemas poderosos de ar condicionados. E se tivermos vários andares com CPDs, teremos vários sistemas de ar condicionado consumindo energia, e gerando também gastos de manutenção. Em média, sistemas de fibra ótica gastam 20% da energia de seu equivalente em switches convencionais. Mas quando temos vários CPDs e colocamos o consumo dos sistemas de ares condicionados, essa percentagem atinge valores inferiores a 10%. Não é só uma economia financeira significativa com energia, menos custo de implantação com sistemas de áres condicionados e menos custo de manutenção, é a certeza de estarmos constribuindo com a redução da emissão de carbono e portanto tornando nosso planeta mais sustentável.
A fibra ótica tem um diâmetro muito inferior ao de um cabo UTP (de cobre) tradicional. Também não é suscetível a interferências eletromagnéticas e, portanto, pode ser lançada dentro do imóvel sem que sofra ruídos provocados pela proximidade com circuitos elétricos. A infraestrutura de calhas e tubulações necessária para a utilização de fibra ótica, dependendo do projeto e quando comparada à utilização de cabos tradicionais UTP, pode chegar a apenas 5% do volume. Significa menos tubulações, menos calhas e maior facilidade de implantação uma vez que sobra mais espaço em forros e paredes para as demais disciplinas da obra como hidrossanitários, ares condicionados, elétrica, etc. Se menos materiais são necessários temos um menor custo, assim como uma economia também na mão de obra. Especialmente para Retrofit ou imóveis tombados, a capacidade da fibra ótica de passar grande quantidade de dados em infraestruturas de calhas e tubulações muito reduzidas pode viabilizar projetos que utilizando cabos tradicionais UTP seriam inviáveis.

Além da instalação de todo o sistema de fibra ótica e switches GPON deste projeto, a Endev forneceu e instalou:

  • CFTV (Câmeras de Segurança)

  • Controle de Acesso

  • Elétrica

  • Infraestrutura de Calhas e Tubulações

  • Áudio e Vídeo

  • Sala de monitoramento com videowall curvo de última geração

e muito mais....

Imagem-Celeo-Endev-Videowall C.jpg

A Endev possui técnicos e engenheiros treinados para indicar a melhor tecnologia a ser utilizada em seu projeto, apresentando todas as vantagens de determinada solução, seus diferenciais e impactos na execução da obra e sua viabilidade financeira (custo x benefício). Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer para você e sua empresa aproveitarem ao máximo tudo que a tecnologia de fibra ótica pode fornecer para o seu negócio!